26/04/2011

Blog "a macaca" com informações do projeto da Ciclovia da Osni Ortiga

Carolina Pinheiro, jornalista, residente em Canasvieiras, publicou em 2006, na editoria geral do Jornal Imagem da Ilha, matéria sobre a luta da comunidade do Porto da Lagoa pela construção da ciclovia na Osni Ortiga.

Passados 5 anos, em 10/04/2011, em seu blog pessoal, a macaca, procurou atualizar as informações e fez uma interessante matéria sobre o assunto mas que faltavam informações da FATMA e da Secretária de Obras sobre o andamento do projeto.  Persistindo com os órgãos estatais, finalmente, conseguiu informações, que nós estavamos procurando, desde julho de 2010, sem sucesso, e publicou em seu blog no dia de ontem, 25/04.

Segundo a matéria, a FATMA, via assessoria de imprensa, informou que “A FATMA recebeu da Secretaria de Obras o projeto de execução da ciclovia e solicitará da Prefeitura Municipal a produção de um Relatório Ambiental Preliminar (RAP). Apesar da obra não ter um porte significativo – o projeto foi enquadrado como melhoria da rodovia –, a construção do passeio exigirá um estudo ambiental complementar. O ofício será encaminhado às autoridades encarregadas de realizar o RAP o mais rápido possível.”

Já o Secretário de Obras de Florianópolis, o Sr. Luiz Américo Medeiros, afirmou que “Não há retorno da FATMA. Estamos aguardando uma resposta sobre o projeto de execução da ciclovia para dar andamento ao processo. Após recebermos o parecer da FATMA, teremos condições de dar o próximo passo. Se eles solicitarem a realização de um RAP, nós providenciaremos o mesmo”, diz. Medeiros esclarece que não há previsão de início das obras. “Depois de finalizado o relatório ambiental, o documento será novamente encaminhado aos técnicos da FATMA. Após a sua aprovação, a Secretaria de Obras abrirá licitação para definir a empresa que realizará a obra. Falta verba municipal, mas o projeto foi incluído nos Programas Regionais de Desenvolvimento do Turismo (PRODETUR), do Ministério do Turismo, entre outros. Na melhor das hipóteses, a construção da ciclovia começará em 2012.”


Parabenizamos e agradecemos a jornalista pelo sucesso e o empenho de trazer informações sobre o projeto da ciclovia da Lagoa.

Agora é inistir com a FATMA para que imediatamente devolva o projeto à Secretária de Obras solicitandos as informações complementares.

Nenhum comentário:

Postar um comentário